Os seres humanos me assombram!


"Os seres humanos me assombram!", fiquei com essa frase na cabeça desde ontem, - a frase de autoria do Markus Zusak pode ser encontrada em seu incrível livro "a menina que roubava livros" - não por acaso lembrei da frase, fiquei pensando nela após ouvir o relato de um cliente que estava no meu trabalho.

Em suas palavras - dentre as muitas coisas ditas por ele - foi afirmado que "quando o mito for eleito, vai ser saco na cabeça e porrada em cabra safado, para aprender a virar homem".

Dentre muitas coisas que tenho ouvido sobre o milagroso mito, que teoricamente salvará o Brasil da ruína, muitas delas me assustam, me chocam e me deixam estupefatos. Nem tanto pelas falácias que andam envolvendo as maravilhas que o mito fará, mas muito mais pelo discurso que as falas do mito despertam nas pessoas, - pessoas, que me assombram -.

Meus caros, não me levem a mal, mas o MITO de vocês não me representa. Me digam vocês o que o mito tem como proposta para melhorar a vida de negros, LGBTS, mulheres. O que ele tem como solução para melhorar a vida daqueles que estão a margem da sociedade?

Me recuso a acreditar que a solução do Brasil seja "saco na cabeça e porrada". Que seres humanos somos? Ou o que estamos nos tornando, para achar que tais atitudes iriam melhorar o nosso país?

É doloroso ouvir coisas assim. É triste perceber que o desejo de pessoas comuns que você ver todos os dias, seja tão egoísta. Pessoas ignorantes, que falam sobre assuntos tão delicados e singulares, como se fossem donas da verdade.

Que afirmam sentirem saudades de um tempo de repressão e tortura. Que endeusam como mito um homem que homenageia um torturador de pessoas. De seres humanos, de carne, osso, pele, assim como eu e você, assim como nós.

Eu sinceramente espero que o mito não se torne realidade, porque se como mito ele desperta tantos discursos agressivos, me digam vocês como será se porventura o mito de vocês se tornar real.

No meu trabalho há um grupo de amigos que sempre estão lá, falando sobre o mito, e até ai tudo bem, vivemos em uma democracia, cada um é livre para fazer suas escolhas e expressar sua opinião. O preocupante nisso tudo é a agressividade presente nesses discursos, a esperança de uma solução que mais parece uma guerra.

Um desrespeito as diferenças, sejam elas de cor, raça, religião, sexualidade...

Termino esse texto com o sentimento de assombro, vocês me assustam. Ainda são humanos?

Eu não estou querendo dizer que o nosso país esteja as mil maravilhas. Eu só não acho que a solução para tudo isso sejam a desses discursos espalhados. É assustador ver o que um único homem pode despertar nas pessoas.

Antes eu não entendia como Hitler tinha tantos seguidores, hoje já consigo ter uma dimensão do porque, ainda que assustadora para mim.

Anseio e oro por dias melhores, como o maior homem do mundo nos ensinou, em que amemos ao próximo como a nós mesmos.

Joanderson Oliveira