Síndrome de Gabriela


Tenho preguiça de gente conformada, que acha que tudo está bom, que as situações que o cercam por mais ruins que sejam são e sempre vão ser assim, que usam o argumento de terem nascido assim para serem vítimas de suas próprias vidas, ou por simplesmente preferirem se acomodar. Pessoas que não sonham mais, que se limitaram e estagnaram!

Antes que me apedrejem com mil pedras, isso não é um julgamento, é apenas uma reflexão.

Me incomoda ouvir as pessoas justificarem suas grosserias, falta de jeito, ignorância e preconceito com a afirmação de que nasceram assim, o que elas podem fazer se são vítimas do universo.

Eu não quero essa limitação sabe?! Quero sempre poder mudar, melhorar esse ser intitulado "eu", rever minhas mancadas, deslizes, pedir desculpas quando necessário, defender minhas convicções respeitando os que de mim pensem diferente, aprendendo a ouvir muito mais do que falar, porém nunca me calar.

Entender que defeitos eu tenho muitos e sim, defendo que eles são importantes, fazem parte desse conjunto de coisas que me são tão intrínsecas, mas veja, eles são I-M-P-O-R-T-A-N-T-E-S, e não C-R-Ô-N-I-C-0-S, o que por si só já faz uma enorme diferença. Procure e queira estar com alguém que ama você e também os seus defeitos, mas entenda seus defeitos não determinam sua essência, (podem até influenciar, mas não determinar) por isso reveja-os.

Sua essência diz quem você é, seus defeitos o que você pode ser. Aprenda com eles. Erramos por um motivo, não pelo acaso. Erros servem de aprendizado... não banque a Gabriela, mude... mudar pode ser um processo doloroso, mas quem disse que a vida é fácil?! Não tenha medo de mudar, faça como o Chico Buarque e "tenha medo que as coisas nunca mudem".

Nascer assim, crescer assim e morrer assim... só combina e fica até bonito nos versos da música de Gabriela, na vida real não, não traz cor nem da vida a nada.

Clarice Lispector me ensinou que devo "ser sempre eu mesmo, mas não devo ser o mesmo para sempre"...

Pense nisso! Fuja da síndrome de Gabriela...

Joanderson Oliveira